maníacas por filmes: the bechdel test!

29 Jun

uns tempos atrás a tatinha me emprestou um quadrinho fenomenal da cartunista norte americana alison bechdel. o nome do quadrinho era the essential dykes to watch out for. tratava-se de uma compilação de anos dessa tirinha chamada dykes to watch out for que conta a herstoria (hahahahaha) de uma comunidade de lésbicas nos estados unidos. é muito bacana, porque acompanha mudanças importantes no movimento lgbtt dos eua e mostra de um jeito muito fofo a conexão entre privado e político. foi por um ou dois meses minha novela feminista! li a conta gotas, curtindo cada pedaço. e torcendo pelas protagonistas, chorando quando um casal se separava, rindo do humor peculiar da mo, enfim… completamente envolvida na trama!

isso foi ano passado. outro dia em um dos blogs que acompanho no infame google reader eis que me aparece um vídeo do feminist frequency sobre o teste de bechdel. fiquei intrigada… acho que não me lembrava. fui ver.

e agora não consigo mais ver um filme sem pensar no teste. o teste consiste em uma maneira simples de perceber como se dá a (sub)representação das mulheres nos filmes. pra passar no teste um filme tem que:

1- ter pelo menos duas personagens femininas;
2- ambas tem que ter nomes;
3- elas tem que conversar entre si;
4- sobre uma coisa que não seja um homem.

estou insana com isso hahahahaha. é sério. não consigo mais ver um filme sem pensar no teste. vê o vídeo aqui no post pra ter noção de quantos filmes não passam no teste.  e visite o site do teste pra ver a base de dados e contribuir com ela também (incluindo sua resenha dos filmes).

2 Respostas to “maníacas por filmes: the bechdel test!”

  1. irisnery Julho 6, 2010 às 10:57 pm #

    quero esse quadrinho =)

  2. alixe666 Julho 6, 2010 às 11:09 pm #

    eu também. só peguei emprestado. quero ele pra mim. tem o fun home dela traduzido e editado no brasil, né? mas eu nunca li… será que é massa?

Deixe uma Resposta

