feministas, cyber-ativismo, direitos lgbt e uganda

17 Fev
gente,
outro dia tava conversando com minha querida amiga tate sobre as milhares de horas que cada uma de nós passa por dia na frente do computador, na verdade era mais uma tristeza por percebermos que passamos mais tempo online do que offline. uma conversa que tinha a ver com o uso que fazemos do nosso tempo e tinha uma ponta de tristeza porque não estamos nos dedicando o quanto queríamos ao nossa resolução de ano novo de aprender coisas úteis para um mundo pós-apocalíptico (HAHAHAHAHAHAHAHA, isso pode render outro post futuro…), enfim o trecho da conversa tá colado ai embaixo:

ta.ti.a.na: O.K. chega de computador, não tenho mais porra nenhuma pra fazer aqui
carai véi, fulana fica o dia inteiro na internet também né?
que porra é essa que tá acontecendo com as feministas?
rarrarrarrarra

eu: hahahahahahahhahaaha
chama-se CYBERFEMINISMO?
hahahaha não, né?
chama-se ser moquilsa, anti-social e sem vida… provavelmente

ta.ti.a.na: rarrarrarrarrarra
cybermoquilson

piadas a parte, acho que internet serve pra muitas coisas, uma delas é pra congregar uma comunidade que de outro modo estaria espalhada e sem articulação. a internet desempenhou, por exemplo, um papel importante para as organizações não apenas políticas mais afetivo-sexuais lgbt. outra coisa é pro tal cyberativismo, né? se bem que diz ai ‘o poeta’ que a luta se trava nas ruas e não no cyber espaço (mal sabe ele dos chips implantados no cérebro e da confusão entre o real e o virtual. será que ele já pensou que a revolta das máquinas pode ser um pouco mais complicada que os filmes do exterminador do futuro apresentam?)

tá, tudo isso pra falar que o clima tá  tenso em uganda, acontecerá em breve a votação de uma lei que prevê pena de morte para homossexuais e por causa disso tá rolando uma petição online contra tal lei.
o link para assinar a petição é o seguinte: https://secure.avaaz.org/po/uganda_rights_3/97.php?CLICK_TF_TRACK
e, se quiserem dar uma olhada no que tá rolando lá, achei um link tenso no humans rights watch que fala um pouco:
http://www.hrw.org/en/news/2009/10/15/uganda-anti-homosexuality-bill-threatens-liberties-and-human-rights-defenders
pra quem tá com preguiça de clicar no link, dou destaque para essa parte sinistra-da-morte:

People suspected of being gay have faced death threats and been physically assaulted. Many have been ostracized by their families or faced discrimination, including dismissal from their place of employment.

This new draft bill includes a provision that could lead to the imprisonment for up to three years of anyone, including heterosexual people, who fails to report within 24 hours the identities of everyone they know who is lesbian, gay, bisexual, or transgender, or who supports human rights for people who are.

“This inflammatory bill will be taken as further confirmation that it is OK to attack or even kill people perceived to be lesbian, gay, bisexual, or transgender,” said Victor Mukasa, of the International Gay and Lesbian Human Rights Commission. “It is the government’s responsibility to immediately withdraw this dangerous proposal.”

e ai? o que você sabe sobre os direitos lgbt nos diferentes países? eu mesma não sei muito, mas achei na wikipédia (tá wikipédia é zela, mas vamos lá) um quadro sobre os direitos lgbt por países e territórios: http://en.wikipedia.org/wiki/LGBT_rights_by_country_or_territory

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: